Existe um Universo Espiritual e Invisível

Enviado por Estante Virtual em qui, 22/11/2012 - 20:46
Como os catolicos tomando como prova os fenomenos psicologicos para provar a existencia de um demonio pessoal, e o Conde de Gasparin, um antigo ministro de Louis Philippe, coletando inumeros outros fatos para provar o contrario, os espiritas da Franca contrairam uma divida de gratidao para com os seus adversarios. A existencia de um universo espiritual invisivel povoado de seres invisiveis foi, entao, inquestionavelmente demonstrada. Esquadrinhando as bibliotecas mais antigas, eles destilaram de seus relatos historias a quintessencia das provas. Todas as epocas desde os tempos de Homero ate os dias atuais, forneceram os seus materiais mais preciosos e esses infatigaveis autores. Tentando provar a autenticidade dos prodigios produzidos por Sata nos dias que precedem a era crista, assim como por toda a Idade Media, eles simplesmente estabeleceram as bases para o estudo do fenomeno em nossos tempos modernos.
 
Entusiasta ardente e inflexivel, des Mousseaux transforma-se contudo, inconscientemente, no demonio tentador, ou - como ele costuma qualificar o Diabo - na "serpente da Genese". Em seu desejo de apontar a presenca do Maligno em todas as manifestacoes, ele apenas consegue demonstrar que o Espiritismo e a Magia nao sao coisas movas no mundo, mas irmas gemeas muito antigas, cuja origem deve ser buscada na remota infancia de antigas nacoes como India, Caldeia, Babilonia, Egito, Persia e Grecia.
 
E evidente que des Mousseaux e de Mirville devem ter-se utilizado livremente das fontes literarias do Vaticano e de outros repositorios de conhecimentos catolicos. Quando se tem tais tesouros em maos - manuscritos originais, papiros, e livros pilhados das mais ricas bibliotecas pagas; antigos tratados sobre Maria e Alquimia; e registros de todos os processos sobre feiticaria, e das sentencas decorrentes, tais como cavalete, fogueira e tortura, pode-se facilmente escrever volumes de acusacoes contra o Demonio. Temos boas razoes para afirmar que ha centenas de obras valiosissimas sobre as ciencias ocultas que foram condenadas a remanescer para sempre interditadas ao publico, porem que sao lidas e estudadas com atencao pelos privilegiados que tem acesso a Biblioteca do Vaticano. As leis da Natureza sao as mesmas tanto para o feiticeiro pagao, quanto para o santo catolico; e um "milagre" pode ser produzidos tanto por um, como por outro, sem a menor intervencao de Deus ou do Demonio.
 
Mas os fenomenos psiquicos tinham comecado a atrair a atencao da Europa, e o clero iniciou a grita de que o seu tradicional inimigo reaparecera sob outro nome, e os gmilagres divinosh comecaram tambem a surgir em lugares isolados.
 
Na Russia, o clero sabe mais do que ninguem como impressionar os seus paroquianos, cuja piedade e sincera e a fe, poderosa sem milagres; e sabe que nada e melhor do que os milagres para semear a suspeita, a duvida e finalmente o ceticismo que conduz diretamente ao ateismo. Alem disso, o clima e o menos propicio, e o magnetismo da populacao media positivo e sao demais para produzir fenomenos independentes; e a fraude nao a solucao. Por outro lado, nem na Alemanha protestante, nem mesmo na America, desde a epoca da Reforma, teve o clero acesso a qualquer uma das bibliotecas secretas do Vaticano. Em consequencia, nada sabem sobre a magia de Alberto Magno.
 
Quanto ao fato de a America ter sido inundada de sensitivos e de mediuns, a razao para isso deve-se em parte a influencia climatica e especialmente ao estado psicologico da populacao. Desde a epoca da feiticaria de Salem, ha 200 anos, quando os comparativamente poucos colonos tinham um sangue puro e nao adulterado em suas veias, apenas se ouviu falar a respeito de "espiritos" nao de "mediuns" ate 1840. Os fenomenos apareceram pela primeira vez entre os membros da "Igreja do Milenio", cujas aspiracoes religiosas, cujo modo peculiar de vida e cuja pureza moral e castidade fisica conduzem a producao de fenomenos independentes de natureza tanto psicologica como fisica. A partir de 1492, milhares e mesmo milhoes de homens de varios climas e de diferentes habitos e costumes invadiram a America do Norte e, casando-se entre si, modificaram substancialmente o tipo fisico dos habitantes. Em que pais do mundo a constituicao fisica das mulheres pode ser comparada com a constituicao delicada, nervosa e sensivel da parte feminina da populacao dos Estados Unidos? Em nossa chegada a esse pais, surpreendemo-nos com a delicadeza semitransparente da pele dos nativos de ambos os sexos. Comparai um operario ou operaria irlandesa que trabalhe duramente com um representante de uma genuina familia americana. Um trabalha tao duro quanto o outro; ambos tem a mesma idade, e ambos sao igualmente saudaveis; entretanto, ao passo que as maos de um, apos uma hora de ensaboamento, exibirao uma pele um pouco mais macia do que a de um jovem crocodilo, as do outro, nao obstante o seu uso constante, permitir-vos-ao observar a circulacao do sangue sob a fina e delicada epiderme. Nao deve surpreender, portanto, que enquanto a America e a estufa dos sensitivos, a maioria de seu clero, incapaz de produzir milagres divinos ou de qualquer outra especie, nega intransigentemente a possibilidade de qualquer fenomeno, exceto aqueles produzidos por truques e prestidigitacao. E natural tambem que o clero catolico, que conhece praticamente a existencia dos fenomenos magicos e espirituais, e que acredita neles, embora temendo as suas consequencias, tente atribuir todos eles a influencia do Demonio.

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