James Ingall Wedgwood

Postura

Enviado por Estante Virtual em seg, 12/16/2013 - 01:13
Assim como certos pensamentos e emoções se expressam em característicos movimentos e posturas do corpo, igualmente, pelo processo inverso, posições do corpo tendem a induzir estados mentais e emocionais, e ajudar os estudantes a atingi-los. É uma questão de harmonizar o físico com os corpos superiores e com o jogo nele das forças externas da Natureza. 
 

Auxílios físicos à meditação

Enviado por Estante Virtual em seg, 12/16/2013 - 00:43
Ainda que a parte mais importante da meditação tenha ligação com o direcionamento da vontade, pensamento e sentimento, é óbvio que não podemos prescindir do corpo físico, de modo que alguns conselhos sobre procedimentos no plano físico não estarão fora de lugar; na verdade devem necessariamente estar entre as coisas que engajarão a mente do estudante que está iniciando na prática, como distinta da teoria, da meditação.
 

A construção do caráter

Enviado por Estante Virtual em seg, 12/16/2013 - 00:42
Poucas palavras precisam ser ditas sobre este aspecto da meditação, pois está subentendido no que já foi discutido. Meditação sobre uma virtude faz um homem crescer gradualmente na aquisição daquela virtude; é colocar deliberadamente os corpos a vibrar em resposta ao pensamento naquela virtude, e o estabelecimento de um hábito de resposta conseqüente, pois com cada repetição do pensamento sua recorrência se torna mais fácil. Finalmente, é dito numa escritura hindu 'Naquilo em que um homem pensa ele se torna; portanto pense no Eterno'. 
 

Contemplação

Enviado por Estante Virtual em seg, 12/16/2013 - 00:41
Ao iniciante que tenta as meditações citadas previamente, elas no começo parecerão provavelmente pouco mais que exercícios intelectuais, mais ou menos interessantes de acordo com a feição de seu temperamento e capazes de suscitar um pouco de emoção.
Inscrever-se em James Ingall Wedgwood