As Estatísticas da Igreja

Enviado por Estante Virtual em qui, 22/11/2012 - 20:42
Nos Estados Unidos da America, sessenta mil homens (60.428) receberam salarios para ensinar a ciencia de Deus e as Suas relacoes com as Suas criaturas.
 
Esses homens comprometem-se, por contrato, a transmitir-nos o conhecimento que trata da existencia, carater e atributos de nosso Criador; Suas leis e Seu governo; as doutrinas em que devemos acreditar e as obrigacoes que precisamos praticar. Cinco mil desses teologos com o auxilio de 1.273 estudantes, ensinam esta ciencia a cinco milhoes de pessoas, de acordo com a formula prescrita pelo Bispo de Roma. Cinquenta e cinco mil (55.287) ministros e itinerantes, representando quinze diferentes denominacoes, cada uma contradizendo todas as outras, no que a questao teologicas maiores ou menores, instruem, em suas respectivas doutrinas, outras trinta e tres milhoes (33.500.000) de pessoas. Existem algumas centenas de milhares de Judeus; alguns milhoes de fieis orientais de todas as especies; e uns poucos que pertencem a Igreja grega.
 
O Deus dos unitaristas e um celibatario; a Divindade dos presbiterianos, metodistas, congrecionistas e as outras seitas protestantes ortodoxas, e um Pai sem esposa com um Filho identico ao proprio Pai. No esforco de se superarem umas as outras na erecao de suas sessenta e duas mil e tantas igrejas, casas de oracoes e salas de reuniao em que se ensinam essas conflitantes doutrinas teologicas, gastou-se a soma de 334.485.581 dolares. Somente o valor dos presbiteros protestantes, nos quais se abriram os pastores e as suas familias, e estimado em cerca de 54.114.297 dolares. Dezesseis milhoes (16.179.387) de dolares sao destinados todo ano para cobrir as despesas correntes apenas das seitas protestantes. Uma igreja presbiteriana em Nova York custa cerca de um milhao de dolares; um altar catolico, um quarto de milhao!
 
Nao mencionamos a multidao de seitas menores, de comunidades e de extravagantes pequenas heresias originais desse pais, que nascem num dia para morrer no outro, como os esporos de cogumelos, apos um dia chuvoso. Nao nos deteremos, tambem, para considerar os pretensos milhoes de espiritistas, pois a maior parte deles falta a coragem de escapar-se de suas respectivas seitas religiosas. Eles sao os Nicodemos clandestinos.
 
Pois bem, perguntamos como Pilatos, "O que e a Verdade?" Onde devemos procura-la, no meio dessa multidao de seitas em guerra? Cada uma delas pretende basear-se na revelacao divina, e cada uma afirma possuir as chaves das portas do ceu. Estara qualquer uma delas na posse rara da Verdade? Ou devemos exclamar como o filosofo budista. "Ha apenas uma verdade sobre a Terra, e ela e imutavel; ei-la: - a Verdade nao esta na Terra!"
 
Embora tenhamos a intencao de trilhar por um caminho que foi exaustivamente batido pelos sabios eruditos que demonstraram que todo dogma cristao tem a sua origem num rito pagao, nao obstante os fatos que eles exumaram desde a emancipacao da ciencia, nada perderao se forem repetidos. Alem disso, propomo-nos a examinar esses fatos de um ponto de vista diferente e talvez original: o das antigas filosofias esotericamente compreendidas. Referimo-nos, de passagem, a elas em nosso primeiro volume. Vamos utiliza-las como o modelo para a comparacao dos dogmas cristaos e dos milagres, com as doutrinas e fenomenos da magia antiga, e da moderna gNova Revelacaoh, como o Espiritismo e chamado por seus devotos. Como os materialistas negam os fenomenos sem investiga-los, e como os teosofos, admitindo-os, oferecem-nos a pobre escolha de dois manifestos absurdos - o Demonio e os milagres -, pouco perderemos recorrendo aos teurgistas, e eles podem realmente ajudar-nos a lancar uma grande luz sobre um assunto muitissimo obscuro.

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