A Inquietação da Matéria

Enviado por Estante Virtual em sab, 17/12/2011 - 03:53

A contínua atividade da matéria está indicada no dizer de Hermes: "A ação é a vida de Ptah"; e Orfeu chama a natureza de "a mãe que faz muitas coisas" - ou a mãe engenhosa, industriosa, inventiva.

O Sr. Proctor diz: "Tudo o que está sobre a Terra e dentro dela, todas as formas vegetais e todas animais, nossos corpos, nossos cérebros são formados de materiais que foram tirados dessas profundezas do espaço que nos cerca por todos os lados". Os herméticos, e posteriormente os Rosa-cruzes, afirmam que todas as coisas visíveis foram produzidas pela disputa entre a luz e a escuridão e que toda partícula de matéria contém em si mesma uma centelha da essência divina - ou luz, espírito - que, por meio da sua tendência a se libertar dos seus obstáculos e retornar à fonte central, produziu movimento nas partículas e, do movimento, forma.

A luz - (primeira criação segundo o Gênese) - é chamada pelos cabalistas de Sephirah, ou a Inteligência Divina, a mãe de todos os Sephiroth, ao passo que a Sabedoria Oculta é o pai. A luz é o primeiro elementos que nasceu e a primeira emanação do Supremo, e luz é vida, diz o evangelista. Ambos são eletricidade - o princípio vital, anima mundi, que penetra o universo, o vivificador elétrico de todas as coisas. A luz é o grande mágico Proteo; sob a ação da Vontade Divina do Arquiteto, as suas ondas multifárias, onipotente, dão origem a toda forma, bem como a todo ser vivo. Do seu seio avolumado, elétrico, procedem a matéria e o espírito. Nos seus raios repousam os começos de toda ação física e química e de todos os fenômenos cósmicos e espirituais; ela vitaliza e desorganiza; dá a vida e produz a morte, e do seu ponto primordial emergem gradualmente é existência as miríades de mundos, corpos celestiais visíveis e invisíveis. Foi no raio desta Primeira Mãe, uma em três, que Deus, segundo Platão, "acendeu um fogo, que agora chamamos Sol", e que não é a causa da luz nem do calor, mas apenas o foco, ou, como podemos dizer, a lente pela qual os raios da luz primordial se materializam e se concentram no nosso sistema solar e produzem todas as correlações de forças.

Outras páginas interessantes: