Considerações Sobre Diabos, Artigos de Fé e a Bíblia

Enviado por Estante Virtual em qui, 22/11/2012 - 20:57

Ja mencionamos a confissao de um eminente prelado a respeito de que a eliminacao de Sata da Teologia seria fatal para a perpetuidade da Igreja. Mais isto so e parcialmente verdadeiro. O Principe do Pecado nao mais existiria, mas o pecado sobreviveria se o Diabo fosse aniquilado, os Artigos de fe e a Biblia continuariam a existir. Em suma, haveria ainda uma revelacao pretensamente divina e a necessidade de interpretes que se dizem inspirados. Devemos, portanto, considerar a autenticidade da Biblia em si mesma. Devemos, estudar as sua paginas e ver se elas, na verdade, contem os mandamentos da Divindade ou se sao apenas um compendio de tradicoes antigas e de mitos antiquados. Devemos tentar interpreta-las por nos mesmos - se possivel. Quanto aos pretensos interpretes, a unica assimilacao possivel que podemos encontrar para eles na Biblia e compara-los ao homem descrito pelo sabio rei Salomao nos seus Proverbios, ao perpetrador dessas gseis coisas (...) ou sete (...) que o Senhor odeiah e que sao uma abominacao para Ele, a saber: gum olhar altivo, uma lingua mentirosa e maos que derramam sangue inocente; um coracao que maquina malvadissimos projetos, pes prontos para correr ao mal; uma testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia discordias entre seus irmaos.

 
Quando os demoniosh, diz Agostinho, gse insinuam nas criaturas, comecam por se conformar a vontade de cada um. (...) A fim de atrair os homens, comecam por seduzi-los, simulando obediencia. (...) Como se poderia saber, sem instrucao dos proprios demonios, do que eles gostam e o que eles odeiam; o nome que atrai, ou aquele que os forca a obedecer, toda essa arte, em suma, da magia, a sintese da ciencia dos magicos?
 
A esta impressionante dissertacao do gSantoh, acrescentamos que nenhum magico jamais negou que tivesse aprendido a arte por intermedio dos gespiritosh, quer estes tivessem agido sobre ele, um medium, independentemente da sua vontade, ou tivesse sido ele iniciado na ciencia da gevocacaof por seus ancestrais que a conheceram antes dele. Mas quem ensinou o exorcista, o padre que se reveste de uma autoridade nao so sobre o magico, mas tambem sobre todos esses gespiritosh, aos quais denomina demonios e diabos desde o momento em que eles obedecem apenas a ele? Ele deve ter aprendido em algum lugar e com alguem a manejar o poder que ele pretende possuir. Pois, pergunta Agostinho, g(...) como se poderia saber, sem instrucao dos proprios demonios (...) o nome que atrai, ou o que os forca a obedecer?
 
E inutil observar que conhecemos de antemao a resposta: gA Revelacao (...) do dom divino (...) O Filho de Deus; nao, o proprio Deus, por intermedio do Seu Espirito, que desceu sobre os apostolos como o fogo pentecostal e que agora se diz obscurecer todo padre que pretende exorcizar por gloria ou por dom.

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