Fins da Sociedade

Enviado por Estante Virtual em dom, 02/12/2012 - 03:41

P: Quais são os fins da Sociedade Teosófica?

T: Desde seu começo, três são seus fins: 1.°) Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinções de raça, cor, sexo ou credo. 2.°) Incrementar o estudo das Escrituras, das religiões e as ciências do mundo, tanto arianas como as outras, e reivindicar a importância da antiga literatura asiática, e principalmente das filosofias brahmânica, buddhista e zoroástrica. 3.°) Investigar os mistérios ocultos da natureza sob todos os aspectos possíveis, e os poderes psíquicos e espirituais latentes, especialmente no homem. Em linhas gerais estes são os três objetivos principais da Sociedade Teosófica.

 

P: Dê informações mais detalhadas a respeito deles.

T: Podemos dividir cada um dos três objetivos em tantas cláusulas quantas forem necessárias.

 

P: Comecemos pela primeira: quais são os meios usados para despertar semelhante sentimento dê fraternidade entre raças completamente diferentes em suas religiões, costumes, crenças e modo de pensar?

T: Sabemos certamente que, excetuando dois restos de raças — os persas e os judeus —, toda nação está em discórdia, não só contra todas as outras, senão até dentro dela mesma.

Encontra-se isso sobretudo nas chamadas nações cristãs civilizadas. Provém daí sua estranheza e o porquê de nosso primeiro objetivo parecer uma utopia, não é?

 

P: E verdade; mas que dizer contra isso?

T: Contra o fato, nada; mas muito sobre a necessidade de atacar as causas que fazem a fraternidade universal parecer uma utopia nos dias que correm.

 

P: Quais são essas causas, na sua opinião?

T: Primeiro, e acima de todos, o egoísmo próprio da natureza humana. Em vez de ser combatido, esse egoísmo cada dia adquire maior força; e é estimulado pela educação religiosa atual, convertendo-se em um sentimento feroz e irresistível, que a dita educação tende não só a fomentar como a justificar positivamente. As idéias das pessoas quanto ao bem e o mal foram pervertidas por completo pela aceitação literal da Bíblia hebraica. Todo o desinteresse das doutrinas altruístas de Jesus converteram-se em tema puramente teórico para a oratória do púlpito; enquanto que os preceitos de egoísmo prático ensinados na Bíblia mosaica — contra os quais Cristo pregou em vão - incrustaram-se na vida mais íntima das nações ocidentais. "Olho por olho e dente por dente" tornou-se a primeira máxima de suas leis. Pois bem: declaro abertamente e sem temor que só a Teosofia pode extirpar a perversidade dessa doutrina, assim como de tantas outras.

Outras páginas interessantes: