Novembro 2012

  • A culpa é sempre do vizinho

    Enviado por Mauricio em qui, 11/29/2012 - 16:43
    apontando o dedo

    Estou fazendo aquele curso para poder batizar um filho na Igreja Católica. Hoje é a segunda (e última) aula, e não consigo me conter de ansiedade.

    Iupi.

    Na primeira, enquanto eu andava pra lá e pra cá com minha filha, pra não ter que ficar ouvindo o palestrante, consegui abstrair de quase tudo que foi dito. Mas prestei atenção na hora que estavam falando do que o ritual significava, pra que servia cada coisa, então não pude me esquivar de alguns comentários.

  • Livro "Isis Sem Véu" atualizado

    Enviado por Mauricio em sab, 11/24/2012 - 22:54

    Percebi que quando coloquei o livro "Isis Sem Véu" no site deixei apenas os dois primeiros livros (são quatro) em formato html. Os arquivos em formato pdf estavam completos, mas apenas membros do site podem ver esses arquivos. Coloquei agora os dois livros que faltavam em html.

    O livro descreve a história, e desenvolvimento das ciências ocultas, a natureza e origem da magia, as raizes do cristianismo, e segundo a autora alega, os erros da teologia cristã e as falácias estabelecidas pela ciência ortodoxa.

  • Hipocrisia ou Ignorância

    Enviado por Estante Virtual em qui, 11/22/2012 - 18:49
    William Quan Judge
    O texto abaixo foi publicado inicialmente na revista “Path”, de Nova Iorque,  edição de dezembro de 1891.  Título original: “Hypocrisy or Ignorance”, sob o pseudônimo Eusebio Urban.
     
    Parece ser tempo, portanto, de que nenhum teosofista jamais exiba para qualquer um a pretensão de que alcançou aquele alto nível que de vez em quando alguns fingem haver alcançado.  É muito melhor estar conscientes dos nossos defeitos e das nossas fraquezas, sempre prontos a reconhecer o fato de que, sendo humanos, nós não somos capazes de alcançar em todos os casos, ou com rapidez, a meta dos nossos esforços.
    Autor original
  • Em sintonia com as egrégoras

    Enviado por Mauricio em qui, 11/22/2012 - 01:31
    Egrégora é uma palavra bastante usada, não raro de forma inadequada. E costuma ser um conceito mal compreendido, o que faz com que sejamos influenciados por egrégoras sem nem mesmo entender direito como - e nesse sentido, desconhecer essa influência, ou simplesmente não acreditar nela, não faz diferença nenhuma. Pular de um prédio sem acreditar na lei da gravidade não vai fazer com que você flutue.
     
    Pois bem. O que é, então, uma egrégora?
  • Vídeo sobre a glândula pineal

    Enviado por Mauricio em qua, 11/21/2012 - 00:25
    É sempre bom divulgar pesquisas científicas que procurem contestar ou defender conhecimento originalmente "espiritual".
     
    Nesse contexto, estou repassando um vídeo interessante, falando a respeito da glândula pineal. É uma palestra do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, um pesquisador da USP, cujos trabalhos demonstraram que existe uma série de formações cristalinas na glândula pineal, compostas basicamente por cristais de apatita. Essa granulação não tende a desaparecer em pessoas idosas, como se acreditava, porém as formações cristalinas vão se transformando e se tornando mais complexas com a idade. Em sua pesquisa, foram investigados aspectos funcionais dessas estruturas, chegando a algumas conclusões interessantes.
  • O perigo da intransigência

    Enviado por Mauricio em dom, 11/18/2012 - 01:27

    Para aqueles que me conhecem, não é nenhum segredo que eu tenho minhas restrições em relação a muito do que leio. Leadbeater, por exemplo, em muitos momentos me deixa em dúvida sobre o que será que ele tomava antes de iniciar suas jornadas de trabalho clarividente. Ele é um pouco "demais", na minha opinião, e meu lado cientista não consegue parar de pensar que ele arriscou muito com algumas afirmações que soltou aqui e ali em seus livros.

  • Criação do blog

    Enviado por Mauricio em sab, 11/17/2012 - 00:46

    Bom, esse é o primeiro "post do blog" publicado, e ele merece uma explicação.

    Algumas pessoas devem ter reparado (é incrível, mas as estatísticas do google mostram que o site sempre recebe visitas, muitas de pessoas retornando) que ficamos sem atualizações por um bom tempo. Em grande parte, isso aconteceu porque tive diversos compromissos que fizeram com que meu tempo livre praticamente desaparecesse, e sendo forçado a escolher entre famíília, trabalho, outros interesses pessoais e o site, o site acabou ficando pra trás.

  • O sexto sentido

    Enviado por Mauricio em sex, 11/16/2012 - 18:24

    Todos sabemos que existem cinco sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato. Sabemos também que alguns animais tem sentidos extremamente desenvolvidos, como a audição dos gatos ou o olfato dos cachorros. E é comum usarmos expressões como “sexto sentido”, quando queremos dizer algo relacionado à “intuição” ou qualquer outra “percepção extra-sensorial”.

    O que normalmente não sabemos é que muitas outras “percepções” são conhecidas pela ciência: atualmente, fala-se em 21 sentidos diferentes. Isso nos leva a imaginar quantas “percepções extra-sensoriais” são, na verdade, fatos científicos.